Dr Eduardo Adnet


Médico Psiquiatra e Nutrólogo

Tricotilomania - Puxar e Arrancar os Cabelos

 


A Tricotilomania se caracteriza por um irresistível desejo de puxar e arrancar os cabelos do próprio couro cabeludo, sobrancelhas ou outras áreas do corpo.
Arrancar o cabelo do couro cabeludo frequentemente deixa áreas desiguais e calvas, o que faz com que os portadores deste transtorno busquem diversos modos de disfarçar as falhas nos pelos causadas pelo tracionamento compulsivo dos fios de cabelo, sobrancelhas, bigodes e barbas.

O cabelo é frequentemente associado com a beleza e com a vitalidade. É por isso que a tricotilomania - também chamada de transtorno da tração capilar - pode ser emocionalmente muito dolorosa para as pessoas com a doença.

Para algumas pessoas, a tricotilomania pode ser leve e geralmente controlável. Para outros, a vontade de puxar o cabelo é compulsivamente devastadora.
Algumas opções de tratamento têm ajudado muitas pessoas a reduzir os impulsos de tração dos fios ou dos pelos ou a interromper esta compulsão completamente.

Com o passar dos anos, nossos fios de cabelo, os quais são classificados em pelos jovens, intermediários ou antigos (anágenos, catágenos e telógenos), começam a sofrer deformações estruturais, não somente no corpo dos fios, mas também nos folículos pilosos. Há casos onde após anos sofrendo de tricotilomania, os fios simplesmente não crescem mais.

A tricotilomania é uma doença tratável

 

Dr Eduardo Adnet

Médico Psiquiatra e Nutrólogo