O Peso da Doença Mental na Produtividade

Incapacitações, Absenteísmo, Doenças Psiquiátricas

O peso da doença mental na saúde e na produtividade das populações tem sido, há longa data, profundamente subestimado. Dados obtidos através do amplo estudo Global Burden of Disease (A Carga Global da Doença), conduzido pela Organização Mundial de Saúde, Banco Mundial e Universidade de Harvard, revelaram que as doenças mentais, incluindo o suicídio, ocupam o segundo lugar no peso do grupo das doenças que atingem países com economias estáveis, como os Estados Unidos.

Aproximadamente dois terços das pessoas portadoras de doença mental diagnosticável não procuram tratamento. Quando entendem que os transtornos mentais não são o resultado de falhas da moral ou limitações da força de vontade, mas são, antes, doenças legítimas e que são passíveis de resposta com tratamentos, muito do negativo estereótipo que carrega a doença mental termina por ser dissipado. (Mental Health: A Report from the Surgeon General)

O amplo e abrangente estudo Global Burden Of Disease avaliou as principais causas de incapacitação (contando anos perdidos de vida saudável). Nos países desenvolvidos, as dez principais causas de anos perdidos nas idades de 15 a 44 anos foram:

(1) Transtorno Depressivo Maior

(2) Abuso de Álcool

(3) Acidentes de Tráfego

(4) Esquizofrenia

(5) Injúrias Auto-Infligidas

(6) Transtorno Bipolar

(7) Uso de Drogas

(8) Transtorno Obsessivo Compulsivo

(9) Osteoartrite

(10) Violência.

(The Global Burden Of Disease" by C.J.L. Murray and A.D. Lopez, World Health Organization, 1996, Table 5.4 page 270)


No Brasil, auxílio doença por transtornos mentais é a terceira causa de afastamento do trabalho

De acordo com o INSS, o transtorno mental é a terceira causa mais incidente nos requerimentos de auxílio-doença, de uma lista de 17 agrupamentos significativos. Essa doença e as osteomusculares (que se encontram em primeiro lugar) são as que têm mantido curva de crescimento nos requerimentos de auxílio-doença. (Boletim da Federação dos Bancários - 2007)
 

Para referência:

"Dr Adnet - O Peso da Doença Mental na Produtividade/Em:www.dradnet.com/"